Transgêneros são tema da Parada LGBT de São Paulo em 2016

Lei de Identidade de Gênero já havia sido assunto do evento há dois anos

Publicado em 09/01/2016
Viviany Belebony na Parada do Orgulho LGBT de São Paulo: transexuais e travestis serão tema da 20ª edição, de 2016, do evento
A modelo e atriz Viviany Beleboni na edição de 2015 do evento

"Lei de Identidade de Gênero Já! - Todas as pessoas juntas contra a transfobia" é o tema escolhido para a 20ª Parada do Orgulho LGBT de São Paulo, que será realizada no domingo 29 de maio.

Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook 

A Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo (APOGLBT) afirma esperar que a proposta ajude a unir todos na luta contra a transfobia, "principalmente os organizadores de paradas do orgulho em todo o país".

O tema foi um consenso após duas reuniões organizadas pela entidade, em setembro de 2015, com o movimento LGBT. A Lei de Identidade de Gênero ou Lei João W. Nery (que leva o nome do primeiro transexual masculino declarado do País), que tramita na Câmara, é de autoria dos deputados Jean Wyllys (Psol-RJ) e Erika Kokay (PT-DF) e dispõe sobre os direitos à identidade de gênero.

Esta mesma legislação já havia sido tema da parada em 2014. Na ocasião, o tema aprovado pela entidade foi pela luta contra a homolesbotransfobia. Após pressão do movimento trans, que contou uma petição online, foi incluído o desejo pela aprovação da lei no enunciado do evento. Desta vez, no entanto, é a primeira vez, em 19 anos, que os transgêneros são o foco principal da parada. 

 
 

Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.