5 dicas para você se prevenir contra o HIV. Há novidades

Brasil já oferece gratuitamente diversas formas de evitar a infecção pelo vírus da aids

Publicado em 13/02/2018
prep pep aids hiv prevenção combinada gay
Há várias formas de prevenção, mas camisinha continua a ser fundamental

O carnaval veio com muita música, fantasias, sorrisos e... arco-íris. Explica-se: é notório o quanto, nos últimos anos, cresceu o número de opções de blocos e festas voltados ao público gay Brasil afora para curtir a folia. O "vale" domina mais e mais o reino de Momo!

 Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook 

E para que tudo continue maravilhoso após o carnaval, a super dica é combinar alegria de tanta festa com prevenção ao HIV! Para isso, veja cinco dicas super importantes para manter a animação e a saúde lá em cima sempre! 

1) No kit do carnaval, tem de ter camisinha! 
Sim, as formas de prevenção às infecções sexualmente transmissíveis (IST), e aí com destaque a aids, têm evoluído de forma considerável, mas é um grande engano deixar de lado a forma mais básica de se proteger: o preservativo. 

Barata, e até de graça nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e em ações feitas nos locais de carnaval mesmo, a camisinha é eficaz na prevenção não só de HIV, mas de todas as IST.

Mesmo em combinação com outras formas de prevenção, a camisinha continua sendo rainha absoluta! Ela não pode faltar! É sempre ter uma ou umas com você e curtir o que de bom os próximos dias guardam para você!

2) Escolha a camisinha certa
Decidir qual camisinha usar já é uma festa em si! Há grande variedade de odores, sabores, cores, texturas, tamanhos e efeitos (tais como as que retardam a ejaculação)! 

Dentre tantas opções, sempre se lembre do básico: ela deve ter o selo do Inmetro (que atesta a qualidade dela na prevenção de IST), não estar vencida, e ser do tamanho do pênis.

Isso mesmo! A camisinha tradicional tem 52 mm de largura, mas existem as de 49 mm (teen) e 55 mm (extra). Camisinha maior pode escapulir do pênis e a menor pode estourar e ficar desconfortável.

Ah, e sem essa de não confiar nas camisinhas distribuídas por ONGs ou nas UBS. Elas passam pelos mesmos testes de qualidade do Inmetro e são tão seguras quanto qualquer outra. E ainda são gratuitas! 

3) A Profilaxia Pós-Exposição (Pep) é um direito seu!
Seja pelo motivo que for, tal como ter transado sem preservativo ou ele ter se rompido, saiba que você tem outra forma de prevenção contra o HIV. 

A Profilaxia Pós-Exposição (Pep) consiste no uso de medicação que impede a sobrevivência e a multiplicação do vírus da aids no organismo. 

Quanto mais cedo esse tratamento começar, melhor. Preferencialmente, deve-se iniciá-lo até duas horas após o sexo desprotegido. E, no limite, até 72 horas depois. O tratamento dura 28 dias. 

E aí vai outra super dica para não haver problemas em você conseguir a Pep, um direito seu: veja a lista completa de onde acessar o tratamento no Brasil inteiro. 

4) Não tenha medo de fazer o teste de HIV
O cuidado com sua saúde precisa que você veja o teste de HIV como o que ele realmente é: um grande aliado! 

Dentre os principais motivos para tal estão o fato de quanto mais cedo se descobrir a sorologia positiva, mais chances de o tratamento proporcionar a você qualidade de vida. E é com o teste que você pode passar a tomar a medicação. 

Quer mais? Com o teste, e, em seguida o tratamento, você estará cuidando de si próprio e também do seus parceiros, pois a medicação tomada de forma correta reduz muito a chance de transmissão do vírus 

E lembre-se: o teste é rápido, sigiloso, seguro e gratuito em todo o Brasil. Veja aqui a listagem de onde ter acesso ao teste na rede pública. 

5) Conheça e utilize a prevenção combinada
Como você percebeu pela dicas acima, hoje o Brasil disponibiliza série de formas de prevenção contra o HIV.

Trata-se da prevenção combinada, que é uma estratégia que oferece um leque de alternativas para evitar a infecção do vírus da aids. 

E quando se fala em alternativas, o papo é real: estão aí - no caso de homens que fazem sexo com homens, travestis e transexuais - uso de preservativo, teste de HIV, medicação para todas as pessoas com resultado positivo para o vírus, tratamento das IST (que aumentam as chances de se pegar HIV), além das profilaxias, tanto a pós (PEP) quanto a pré-exposição (PreP). 

Saiba tudo sobre a prevenção combinada em site especial do Ministério da Saúde que faz parte da campanha Vamos combinar. Prevenir é viver o carnaval. 

Para a alegria e sua saúde ficarem lá em cima tanto durante quanto depois do carnaval, conheça as várias alternativas de prevenção ao HIV! Clique aqui e saiba mais sobre a prevenção combinada! #vamoscombinar


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.