Peça sobre abuso sexual na Igreja Católica estreia em novembro

Produção da Cia. Os Hypócritas tem cenas fortes de violência e erotismo e é baseada em texto do Marquês de Sade

Publicado em 02/10/2018
Peça O Pobre, a Podre e os Perversos da Cia. Os Hypócritas é baseada em texto de Sade
Espetáculo é indicado apenas a maiores de 18 anos

Os abusos de homens dentro da Igreja Católica são o tema da peça O Pobre, a Podre e os Perversos ou o Estratagema do Amor, que estreia em novembro em São Paulo.

Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook

Produção da Cia. de Teatro Os Hypócritas e realização do núcleo A Fabryca, o espetáculo se passa na França do século 18 e tem como vilão o Papa Bento IX (Leandro di Pardi), o primeiro da história a renunciar ao cargo.

Pedro Fagundez, que assina o texto sob pseudônimo de Joanatan Cabret, adiantou para o Guia Gay São Paulo um pouco da história da peça, que ainda não tem data de estreia nem teatro locado.

A trama gira em torno dos irmãos Laércio (Maicke Ferreira) e Helena (Amanda Rocha), que se tornam órfãos e perdem todos os bens. Dali para frente, Laércio tentará seguir sua trajetória mantendo suas virtudes.

"Laércio é extorquido, estuprado, escravizado, sodomizado e vítima de sadismo", conta o autor. "O protagonista não entende o porquê da sua alma tão virtuosa e benfeitora ser judiada, enquanto os que seguem os passos da maldade, como sua irmã, são os que mais têm sucesso em seus objetivos."

Helena, por sua vez, conta sua jornada de devassidão a Bernarda Alvi (feita pela atriz transexual Saritha Sarah), uma cafetina trisexual (definida como uma mistura de homem, mulher e animal).

Inspirada em Os Infortúnios da Virtude, do Marquês de Sade, a peça conduz os diálogos de forma a dar argumentos aos personagens amorais, que defendem que a virtude é apenas uma arma dos fracos contra os fortes.

"O Papa Bento IX foi o primeiro a destituir de um papado e teve em seu governo crimes como prostituição, assassinatos e abusos sexuais dentro do Vaticano", diz Fagundez.

Com traços realistas e naturalistas, segundo o autor, o espetáculo mostra que o progresso é só uma ilusão. "Cada ser humano padece da mesma forma que viveu toda vida. A evolução pode até surgir, mas não é o suficiente para fazer acreditar que a vida pode ser bonita depois de tanta desgraça."

Por causa das fortes cenas de abuso sexual e erotismo, a produção é indicada apenas a maiores de 18 anos. Mais informações em breve aqui no Guia Gay São Paulo.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.