Com história que chocou o mundo, peça 'Pacto' estreia em SP

Espetáculo de Zé Henrique de Paula, no Teatro Porto Seguro, trata do 'crime do século' cometido por dois homens

Publicado em 09/07/2018
André Loddi e Leandro Luna estão na peça que tem romance gay Pacto. Foto: Caio Galucci
André Loddi e Leandro Luna vivem assassinos que entraram para a história. Fotos: Caio Galucci

Brutal e chocante, o assassinato que ficou conhecido como o "crime do século" é tema do espetáculo Pacto, que estreia nesta quarta-feira 11 em São Paulo.

Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook

Em 21 de maio de 1924 em Chicago, Estados Unidos, Nathan Leopold (Leandro Luna) e Richard Loeb (André Loddi) sequestram Bobby Franks, parente e vizinho de Loeb de apenas 14 anos.

Inspirados pela filosofia de Friedrich Nietzsche, os dois jovens têm intenção de cometer o crime perfeito e provar que podem ficar acima da lei dos homens.

Leopold, que é apaixonado por Loeb e manipulado por este, escreve antes do assassinato: "Um super-homem (...) é, em virtude de certas qualidades superiores inerentes a ele, isento das leis comuns que regem os homens. Ele não é responsável por qualquer coisa que ele possa fazer."

A história inspirou diversas obras durante o século 20 e ainda continua influenciando, como o clássico Festim Diabólico, de Alfred Hitchcock, o romance Compulsion, de Meyer Levin, a peça Rope, de Patrick Hamilton, e episódios da série Law & Order.

André Loddi e Leandro Luna estão na peça Pacto. Foto: Caio Galucci

O projeto é a realização de uma ideia dos próprios atores. "Quando terminei de ler o roteiro pela primeira vez, fiquei em êxtase, dominado pela vontade de topar o desafio de contar essa história nos palcos, e, ao mesmo tempo, senti uma emoção e comoção muito grandes com o fato dessa história ter sido verídica, o que me instiga a pensar sobre os limites da consciência humana", contou Leandro.

"Já conhecia esse musical há alguns anos, e hoje vejo como ele é único", diz André. "É raro encontrar uma obra musical com personagens e dramaturgia tão densas e complexas como Pacto.

A peça, que tem letras, música e texto assinados por Stephen Dolginoff, já recebeu montagens em países como Estados Unidos, Espanha, Bélgica, Austrália, Coreia do Sul, China, Canadá, Argentina e Japão. No Brasil, a direção é de Zé Henrique de Paula, com tradução e versões de Mariana Lobato, direção musical de Guilherme Terra e realização da Néctar Cultural.

Pacto faz temporada no Teatro Porto Seguro às quartas e quintas até 30 de agosto. Mais informações, como horários e valores, você tem em nossa Agenda clicando aqui.

André Loddi e Leandro Luna estão na peça Pacto. Foto: Caio Galucci

 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.