A dor da travesti Dandara dos Santos é tema da peça 'Eu em Ti'

Espetáculo, dentro do gênero Teatro Documentário, faz breve temporada em São Paulo a partir de 18 de agosto

Publicado em 31/07/2018
Espetáculo de teatro documentário faz temporada em São Paulo e conta o caso da travesti Dandara dos Santos Foto: Iara Marcek
Atores documentaristas dividem com o público frutos de sua pesquisa. Foto: Iara Marcek

Assassinada de forma brutal em fevereiro de 2017, em Fortaleza, a travesti Dandara dos Santos inspira o espetáculo Eu em Ti - Retratos - Um Documentário Cênico, que estreia no dia 18 em São Paulo.

Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook

A peça, como adianta o título, é um documentário cênico. Ou seja, é mais do que uma produção baseada em fatos. O diretor da Cia. Gufa de Teatro, Fabio Eisner, que responde pela montagem, explicou ao Guia Gay São Paulo.

"Não basta apenas se apropriar de uma história não ficcional e, sim, por meio de propostas cênicas, temos que legitimar esse feito, trazer para a encenação e ao conhecimento do espectador que a proposta é fruto de um relato ou acontecimento real e que possuem documentos em sua própria constituição."

Eisner diz que um documentário cênico pode levar ao palco fotos, documentos e objetos pessoais, áudio, vídeo ou até a presença do próprio documentado para que haja essa "comprovação", digamos.

A presença física, claro, neste caso não é possível. O "Caso Dandara" estarreceu o Brasil por meio de vídeos em que a travesti, de 42 anos, aparecia sendo humilhada, espancada e apedrejada e levada dentro de um carrinho de mão pelas ruas da cidade. 

A situação, aliás, já foi mencionada no espetáculo anterior da companhia, Eu em Mim. "O viés norteador de histórias, relatos e memórias de pessoas contemplando a realidade LGBTQ está intrínseco nesses dois processos, dialoga com o campo do Teatro Documentário que tem como ato político o reflexo do seu tempo, o caráter de denunciar englobando o seu cotidiano", afirma o diretor.

"Nesse processo de pesquisa, experimento, descobertas, elaborações e rascunhos cênicos o ator é coautor da proposta", continua Eisner. "Tudo o que compõe a encenação tem a impressão digital de cada um, tornando possível a construção desse processo."

"Optamos nessa encenação em não criar personagens, no espaço cênico estão atores dividindo com o espectador tudo o que foi colhido durante o processo, atores que construíram essa encenação sob evidências e análises dos fatos ocorridos. Atores documentaristas que têm a intenção de documentar", conclui.

Eu em Ti - Retratos - Um Documentário Cênico fará breve temporada na Casa do Teatro Documentário aos sábados e domingos até 26 de agosto.

Mais informações - como horários e valores - você tem em nossa Agenda clicando aqui.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.