Com mais de 110 filmes, 26º Mix Brasil divulga programação

Teatro, literatura, games, música e debates também integram evento

Publicado em 08/11/2018
Conquistar, Amar e Viver Intensamente, de Christophe Honoré, integra o 26º Festival Mix Brasil, de filmes gays
'Conquistar, Amar e Viver Intensamente' é um dos destaques do Panorama Internacional

Maior evento cultural LGBT da América Latina, o 26º Festival Mix Brasil divulgou destaques de sua programação, que é inteiramente gratuita.

Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook

Nesta edição, que vai de 15 a 25 de novembro, serão exibidos mais de 110 filmes e um recorde de produções nacionais: 20. Os longas brasileiros estão divididos em duas seções. 

Na primeira, Competitiva Brasil, estão produções inéditas no País como o documentário Bixa Travesty, de Kiko Goiffman e Claudia Priscilla, e o drama Tinta Bruta, de Filipe Matzembacher e Marcio Reolon, ambos vencedores do Teddy Award no Festival de Berlim 2018.

Já a Panorama Brasil amescla estreias, como Rogéria - Senhor Astolfo Barroso Pinto, de Pedro Gui, com filmes que já foram lançados nos cinemas, como Paraíso Perdido, de Monique Gardenberg.

Rogéria, Senhor Astolfo Barroso Pinto, de Pedro Gui, será exibido no 26º Festival Mix Brasil
'Rogéria - Senhor Astolfo Barroso Pinto' estará na mostra Panorama Brasil

Na mostra Panorama Internacional estão 25 longas-metragens. Alguns dos destaques são o novo de Gus Van Sant, A Pé Ele Não Vai Longe, estrelado por Joaquin Phoenix, Rooney Mara e Jack Black, e Colete, protagonizado por Keira Knightley.

Também serão exibidos Um Garoto como Jake, de Silas Howard, com Jim Parsons, Claire Danes e Octavia Spencer; Conquistar, Amar e Viver Intensamente, do premiado Christophe Honoré; Meus Dias de Compaixão, de Tali Shalom Ezer, com Ellen Page; e O Príncipe Feliz, estreia na direção do ator Rupert Everett, com Colin Firth e Emily Watson.

A programação conta com longas premiados, como Marilyn, de Martín Rodríguez Redondo, melhor filme no Queer Lisboa; e Tucked, de Jamie Patterson, melhor filme de ficção pelo público no Outfest.

Há destaque para as produções dirigidas por mulheres - 44% dos filmes. O festival fará a retrospectiva Pioneirismo Lésbico na Direção, seção que conta com cinco filmes de dtiretoras como Monika Treut, Barbara Hammer e Adélia Sampaio.

Marilyn, e Martín Rodríguez Redondo, filmes gays serão exibidos no Festival Mix Brasil
Vencedor de festival LGBT português, 'Marilyn' está na programação do Mix

Além do cinema

Nem só de cinema vive o Mix. O festival novamente abre as portas para o teatro. A mostra Dramática em Cena trará espetáculos consagrados, como As 3 Uiaras de SP City, direção de Diego Moschkovich, Demônios, de Marcelo D'avilla e Marcelo Denny; e A Ira de Narciso, de Yara de Novais.

O Mix Music contará com shows de Liniker, Diego Moraes e Mel e concurso de novos talentos. A Conferência Mix Brasil discutirá temas como política, mercado, saúde e feminismo em 25 mesas. encontros, debates e rodas de conversa.

Já o Mix Literário trará 63 nomes dentre autores e editores do mercado editoral nacional e fará encontro entre João Silvério Trevisan e Italo Moriconi, que relembram vida e obra de Roberto Piva e três Transaraus.

Peça 'As 3 Uiaras de SP City' volta ao cartaz dentro do Festival Mix Brasil
Escrita e estrelada por trans, peça 'As 3 Uiaras de SP Cirty' volta aos palcos

Novidade este ano, o festival traz o Big Mix Jam 4Diversity, primeira game jam sobre diversidade de São Paulo, que reunirá desenvolvedores de jogos e profissionais do audiovisual para criar jogos com o tema desta edição do Festival: #PensoLogoResisto

O Mix Brasil tem direção de André Fischer, direção artística de João Federici e direção executiva de Josi Geller e será realizado no CineSesc, Spcine Olido, Cinemateca Brasileira, Instituto Moreira Salles, Centro Cultural São Paulo e Auditório Ibirapuera.

O evento, que é uma realização da Associação Cultural Mix Brasil, Ministério da Cultura e Governo do Estado de São Paulo, conta com a iniciativa da Lei de Incentivo à Cultura, patrocínio do Itaú e da Sabesp, copatrocínio da Spcine e Secretaria Municipal de Cultura, apoio cultural do Sesc e Secretaria de Estado da Cultura, apoio institucional do Itaú Cultural, Dot Cine,Centro Cultural São Paulo, Ctav e Mistika e promoção do Canal Brasil e Leitura Digital.

A programação completa estará disponível em breve no site do Mix Brasil. Nas redes sociais do Guia Gay São Paulo (Facebook, Twitter e WhatsApp) divulgaremos diariamente os destaques do evento com local e horário.


© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.