ELEIÇÕES
Informações para que você e toda comunidade LGBT votem de forma consciente

Trans e travestis poderão ter nome social no título de eleitor

Justiça Eleitoral divulgará em breve quando transgêneros poderão procurar cartórios para fazer retificação de nome e identidade de gênero

Publicado em 23/03/2018

Transexuais e travestis terão nome social em seu título de eleitor

Pessoas transexuais e travestis poderão solicitar a inclusão do nome social em seu título de eleitor.

Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook

O Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu, na quinta-feira 22, por unanimidade, que as pessoas trans e travestis poderão solicitar que o nome social figure ao lado do nome civil, além de sua verdadeira identidade de gênero - masculina ou feminina.

Mais
>>> Trans femininas poderão entrar na cota de mulheres, diz TSE
>>> Brasil tem mais de 80 pré-candidatos LGBT às eleições 2018

A determinação complementa uma decisãon de 1º de março quando os ministros responderam a uma consulta pública da senadora Fátima Bezerra (PT-RN) sobre o tema. Na ocasião, o ministro relator Tarcísio Vieira defendeu o nome social nas urnas já a partir deste ano e teve seu voto acompanhado por todos os demais ministros.

Cartórios de todo o País serão orientados como proceder para emitir os novos documentos. Em breve, a Justiça Eleitoral divulgará a partir de que data as pessoas transgêneros interessadas em fazer a alteração poderão procurar os cartórios. A orientação é que valha para o próximo pleito, marcado para 7 de outubro.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.