ELEIÇÕES
Informações para que você e toda comunidade LGBT votem de forma consciente

Filiado à Rede, Prof. Cristiano é candidato a deputado federal

Bissexual e morador de São José dos Campos, docente quer atuar por LGBT e diminuição de impostos em medicamentos

Publicado em 24/09/2018
Professor Cristiano Ricardo é bissexual e candidato a deputado federal por São Paulo
'Na Rede, quem se colocar contra a cidadania LGBTI+ pode ser expulso da legenda', diz

Nascido em Santo André e morando em São José dos Campos, no Vale do Paraíba, Prof. Cristiano é candidato a deputado federal por São Paulo pela Rede.

Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook

Farmacêutico e professor universitário, o candidato é bissexual e divide seu tempo ainda com o município de Itanhaém, no litoral sul do Estado.

Anos atrás, Prof. Cristiano participou na produção de eventos, festas e espetáculos com a temática LGBT, mas conta que se afastou após enfrentar preconceito dentro da empresa onde trabalhava. "Então, tive de optar", diz.

Esta é a primeira que ele se candidata em uma eleição. O Guia Gay São Paulo entrevistou Prof. Cristiano a respeito de suas propostas.

O Brasil é um dos países mais avançados do mundo em relação à proteção e legislação pró-LGBT, mas ainda há desafios para a cidadania arco-íris. Quais suas propostas para que o País avance nessa questão?
Precisamos avançar na efetividade dos direitos, por meio da regulamentação do Estatuto das Famílias, do reconhecimento, através do Sistema Único de Saúde (SUS), para o monitoramento e notificação da violência originada pela diversidade sexual e expressão de gênero.

Será uma etapa fundamental para conseguirmos subsídios com dados governamentais para novamente trazermos a pauta da criminalização da homofobia.

Quais são seus projetos para a população brasileira em geral?
Os nossos principais projetos estao envolvidos na area da saúde, mas também traçamos 18 eixos aplicados aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Um projeto que gosto muito é o da reorganização tributária de medicamentos, separando medicamentos de uso contínuo de medicamentos de uso pontual (exemplificando, um medicamento para pressão alta é diferente de um medicamento para dor de cabeça), assim conseguiremos zerar tributos para medicamentos de uso contínuo, e isso gerará uma redução de no mínimo 37% do valor atual deste tipo de medicamento, no caixa da drogaria.

Votar em você é ajudar a eleger pessoas do seu partido e da sua coligação. Quais são esses partidos? Qual o compromisso deles com a cidadania LGBT?
Nossa coligação é entre Rede e PMN. Desde as conversas para a coligação, tenho dialogado com representantes do PMN, que assim como a Rede possui orgão partidário para a diversidade.

No caso da Rede, também temos uma cláusula pétrea de defesa das minorias, assim, qualquer pessoa eleita pela Rede que se colocar contrária a cidadania LGBTI+, será encaminhada ao conselho de ética da Rede e, conforme mecanismos estatutários, perderá o mandato e será expulso da nossa legenda.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.