ELEIÇÕES
Informações para que você e toda comunidade LGBT votem de forma consciente

De Mauá, André Sapanos é candidato a deputado estadual pelo Psol

Em 2016, psolista foi o vereador mais votado no partido, mas não alcançou o coeficiente eleitoral

Publicado em 23/09/2018
André Sapanos: candidato a deputado estadual pelo Psol é gay assumido
'Psol é o partido que não tem espaço para fundamentalista nem para ódio', diz

Nascido e vivendo em Mauá, no Grande ABC, André Sapanos é candidato a deputado estadual pelo Psol em São Paulo.

Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook

Aos 31 anos, André é gay assumido e militante arco-íris com participação no Conselho LGBT de Mauá.

O psolista já disputou eleição a deputado estadual em 2014 e também a vereador de sua cidade. "Fui o vereador mais votado em meu partido, mas não fui eleito por conta do coeficiente que a legenda precisava alcançar", afirma.

Guia Gay São Paulo entrevistou o candidato a respeito de suas propostas.

O Brasil é um dos países mais avançados do mundo em relação à proteção e legislação pró-LGBT, mas ainda há desafios para a cidadania arco-íris. Quais suas propostas para que São Paulo avance nessa questão?
Em um curto período de tempo, o Brasil conseguiu introduzir o debate e realocar direitos ainda que mínimos para a população LGBT. Mas nada foi de graça, teve muita luta, muita manifestação, muitos projetos de lei para conseguir algo.

E lembramos que muito do que a população LGBT conquistou foi por interpretação do Supremo Tribunal Federal (STF) sob a Constituição, pois dentro do Parlamento não tivemos quase nada de avanços. Dentre eles o direito ao casamento, herança e adoção.

Em São Paulo, precisamos criar espaços de esclarecimentos, com o objetivo de diminuição do ódio contra a população LGBT, precisamos de política educacional transformadora, que ensine as crianças desde cedo a respeitar o próximo, para isso, é necessária formação dos educadores. Precisamos em São Paulo também criar casas de acolhidas para a população LGBT que é expulsa de suas casas de origem.

Quais são seus projetos para a população de São Paulo em geral?
O Estado de São Paulo precisa rever a suas bases públicas. O governo PSDB há mais de duas décadas fez o desmonte na educação, saúde, segurança pública e outras frentes públicas. O meu objetivo enquanto deputado estadual é encaminhar o fortalecimento desses setores, transformação da educação, saúde de qualidade e segurança pública preventiva.

Votar em você é ajudar a eleger pessoas do seu partido e da sua coligação. Quais são esses partidos? Qual o compromisso deles com a cidadania LGBT?
Sou militante do Psol, o partido que tem em suas bases o respeito e a defesa incansável da população LGBT, o partido que não tem espaço para fundamentalista nem para ódio. Votar no Psol é votar em liberdade.

Essa entrevista faz parte de série do Guia Gay São Paulo com candidaturas de LGBT. O objetivo é dar visibilidade as suas propostas, partidos e coligações de forma a colaborar com a decisão do segmento arco-íris e simpatizantes na hora do voto.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.