ELEIÇÕES
Informações para que você e toda comunidade LGBT votem de forma consciente

Carla Ziper foi vereadora e mira agora a Assembleia Legislativa

Transexual de Presidente Venceslau deseja atuar em áreas tais como educação, moradia e discriminação

Publicado em 15/09/2018
Carla Ziper - mulher trans radialista é candidata a deputada estadual pelo PMB
'Irei fiscalizar onde está sendo empregado o dinheiro do povo', diz

Nascida em Presidente Venceslau (a 620 Km de São Paulo), Carla Ziper é candidata a deputada estadual pelo PMB no Estado de São Paulo.

Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook

Mulher transexual, Carla não começou agora na política. Ela já foi vereadora por sua cidade (de 2013 a 2016) e é coordenadora do partido na mesorregião de Presidente Prudente, formada por 54 municípios.

A empresa Impacto, de pesquisas e eventos, a elegeu como a vereadora mais atuante em Presidente Venceslau em 2014.

Aos 56 anos, a candidata é graduada em História, Pedagogia e Geografia e pós-graduada em História. Carla é professora pela rede estadual de ensino e também radialista.

O Guia Gay São Paulo conversou com Carla sobre suas propostas:

O Brasil é um dos países mais avançados do mundo em relação à proteção e legislação pró-LGBT mas ainda há desafios para a cidadania arco-íris. Quais suas propostas para que São Paulo avance nesta questão?
Se for empossada na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), vou lutar pela diversidade para que LGBT vivam com dignidade. A gente sabe que não vão acabar o preconceito, a discriminação, a homofobia, a transfobia, mas, na medida do possível, como deputada estadual, a gente vai brigar para que a nossa Justiça possa entender que as nossas diversidades têm de ser tratadas com dignidade.

E o que a gente pode perceber são os crimes bárbaros, hediondos, causados por nossas diversidades. Como os crimes, mortes, espancamentos, sistemas vexatórios - que muitas vezes, esses nossos LGBT passam por momentos difíceis na sociedade, seja no comércio, no cinema, nas faculdades federais. Este é um dos temas que será abordado assim que assumir o cargo na Alesp.

Outro tema é a inclusão dessas diversidades na conta de diversidades federais e também estaduais. Uma bolsa de estudo a LGBT para que eles possam estudar no exterior. A quem quiser estudar fora, adquirir um estudo mais adequado, para que ele possa ingressar nesse mercado de trabalho. Vemos brasileiros que vão até Cuba estudar medicina, por exemplo.

Lembro-me muito bem quando fui vereadora aqui em Presidente Venceslau, apresentei o projeto de lei 011, que instituía o Dia contra a Homofobia no município. Teve um debate no legislativo e perdemos por apenas um voto, dado pelo presidente [da Câmara] que era e é conservador e evangélico.

Também pretendo lutar por mais trabalho, geração de empregos, para esses jovens LGBT. Também abrir conta para que LGBT que moram de aluguel e não têm moradia para que possam ter moradia.

E na questão de saúde, a inclusão de nossos LGBT, fazendo com que cidades acima de 50 mil habitantes tenham laboratório especializado em prevenção de câncer de próstata aos LGBT e inclusão de mulheres e homens trans no sistema de saúde para que possam ter saúde com dignidade.

Quais seus projetos para a população do Estado de São Paulo em geral?
Luta na geração de empregos. Mais saúde e mais moradia. Este será o meu empenho, sempre lutar por toda São Paulo em geral para que nossa população viva com mais dignidade.

Irei fiscalizar onde está sendo empregado o dinheiro do povo, que vem dos impostos cobrados e precisam ser revertidos para o próprio povo. Vou estar na luta contra as irregularidades e desvios de dinheiro público.

Votar em você é ajudar a eleger pessoas do seu partido e da sua coligação. Quais são esses partidos? Qual o compromisso deles com a cidadania LGBT?
Votar em mim significa um grande avanço em questão de lutas por mais geração de empregos, inclusão de nossos LGBT por mais trabalho. Nosso partido é o Partido da Mulher Brasileira e estamos juntos nisso.

Essa entrevista faz parte de série do Guia Gay São Paulo com candidaturas de LGBT. O objetivo é dar visibilidade as suas propostas, partidos e coligações de forma a colaborar com a decisão do segmento arco-íris e simpatizantes na hora do voto.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.