Ativista Welton Trindade torna-se codiretor da InterPride

O coordenador do festival Brasília Orgulho atuará em nome da entidade na América do Sul. Foco são as paradas arco-íris

Publicado em 29/04/2018
welton trindade interpride brasil américa do Sul
Trindade está a frente de organização de marcha LGBT há 15 anos

O ativismo LGBT no Brasil ganhou mais um destaque internacional. O ativista Welton Trindade, 39 anos, foi aprovado no sábado 28 para o cargo de codiretor da Interpride, associação mundial de paradas arco-íris. 

Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook 

Trindade, que também é sócio-proprietário da Guiya Editora (responsável por este site, dentre outros) e integrante da coordenação do festival Brasilia Orgulho, terá como responsabilidade atuar pelo fortalecimento da associação na chamada Região 17, que abrange basicamente a América do Sul. O outro diretor da região é o mexicano Emmanuel Temores, líder no Guadalaraja Pride.  

No mais, o ativista é colaborador da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo, coordena a compilação do calendário nacional de marchas arco-íris no País e atualmente desenvolve estudo inédito sobre essas manifestações financiado pelo Governo da Suécia e com supervisão da entidade americana ICNL.

Existente desde os anos 1980, a Interpride tem dentre suas missões dar oportunidade para marchas de vários lugares do planeta trocarem experiências, discutir o direito à manifestação LGBT e coordenar a World Pride, parada LGBT mundial, que é realizada em uma cidade a cada dois anos. 

O novo diretor tem em seu currículo 18 anos de ativismo LGBT e 15 anos de trabalho em organização de marchas. 

Para ele, o desafio com o novo cargo é grande e importante. "O Brasil é o segundo país do mundo em número de paradas LGBT. Somos, apenas nós, um universo gigantesco com muitos desafios para as marchas. E ainda há mais países da América do Sul para realizar esse trabalho. Enfim, como maiores atos no mundo de direitos humanos, as marchas arco-íris merecem essa dedicação."


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.