'Ser trans não significa ter talento para viver uma trans', diz Glória Perez

Autora de 'A Força do Querer' explica porque escolheu atores cisgêneros para papéis trans na novela

Publicado em 02/04/2017
Glória Perez fala sobre personagens trans de A Força do Querer
'O humano sempre foi a paisagem de todas as minhas histórias', diz Glória

A partir desta segunda-feira 3, Glória Perez abordará a transexualidade na novela A Força do Querer,que já entra no ar com crítica de algumas pessoas por ter colocado atores cisgêneros em papéis trans. 

Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook

Questionada sobre o assunto, a autora respondeu: "Porque não estou fazendo um documentário. Estou fazendo dramaturgia e dramaturgia se faz com atores. Ser trans não é sinônimo de ter talento para representar uma trans", disse ao colunista Leo Dias do jornal O Dia.

E continuou: "Imagine se em O Poderoso Chefão tivessem aberto mão de Marlon Brando para contratar um mafioso de verdade? Se em Dupla Identidade eu tivesse que abrir mão do Bruno Gagliasso para importar um serial killler do corredor da morte? Estaria extinta a profissão de ator!"

Na nova trama das nove, o ator Silvero Pereira (que fez sucesso pelos palcos do país com a peça BR-Trans) viverá uma travesti e a atriz Carol Duarte interpretará Ivana, um homem transexual. Mas a novela também dará espaço a intérpretes trans, como a atriz Maria Clara Spinelli, em papel ainda não divulgado.

Glória afirmou que a receita para aceitação do público a temas tão delicados é tocar no humano. "O humano sempre foi a paisagem de todas as minhas histórias, não importa que tipo de vestimenta as personagens usem nem que língua falem. Conto histórias de gente", disse. "Como sempre, não quero chegar às pessoas através de discursos nem argumentos. O público simplesmente vai compartilhar o cotidiano da personagem trans, seus sonhos, suas frustrações, suas vitórias, suas angustias. E isso é tudo."


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.