São Paulo passa a ter o maior centro de apoio a LGBT do país

Serviço tem 20 funcionários e oferece assistência jurídica, psicológica e em serviço social

Publicado em 27/03/2015
Fernando haddad lgbt centro
Haddad: "O desafio é mostrar para LGBT que eles merecem tratamento humano"

Na sexta, 27, foi inaugurado o Centro de Cidadania LGBTArouche, serviço de apoio jurídico, social e psicológico da Prefeitura de São Paulo. O espaço físico de 400 metros quadrados e o número de servidores - 20 - fazem dele o maior do Brasil no gênero. 

Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook 

O serviço está situado na Rua do Arouche, dentro de uma das principais áreas de frequência LGBT da cidade. Será oferecida também testagem rápida de HIV. O expediente vai de 9h da manhã às 21h. A coordenação será da travesti Dediane Souza. 

O prefeito Fernando Haddad e a ministra dos Direitos Humanos Ideli Salvatti, ambos petistas, estiveram presentes. Para o chefe do Poder Executivo local, um dos desafios é mostrar para LGBT que eles merecem respeito. "Entendo alguma desconfiança que possa haver em relação ao centro. Quem nunca foi bem tratado pode sentir isso. E está aí o desafio de mostrar a LGBT que eles merecem tratamento humano."

Ideli atestou o fato de o centro paulistano ser o maior do Brasil e lembrou que a presidente Dilma Rousseff (PT) continua firme no compromisso com a criminalização da homofobia. 

O novo serviço é um avanço em qualidade, afirmou o coordenador de Políticas LGBT da prefeitura, Alessandro Melchior. "O novo serviço vem substituir o Centro de Combate à Homofobia, que tinha apenas quatro servidores e funcionava em duas salas. Agora serão 20 funcionários e espaço amplo, com auditório e salas para atendimento. Além de oferecer testagem para HIV."

A ação da prefeitura para melhorar o atendimento a LGBT continuará ao longo do ano, explica Dediane. "Nas próximas semanas, vamos passar a contar com unidades móveis e, até dezembro, serão inaugurados os serviços da Zona Leste e Sul." A meta até o fim do mandato é chegar a cinco centros LGBT. 

Veja mais detalhes sobre o Centro de Cidadania LGBT Arouche em nossa seção Cidadania.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.