Saiba identificar o limite da vaidade. Ou ela te fará menos humano

Publicado em 07/06/2016
vaidade gay
A vaidade pode nos cegar a tal ponto de acharmos que o mundo circula a nossa volta

Um certo grau de vaidade no ser humano é benéfico, pois ela é sintoma de que gostamos do que somos e como somos. Um certo grau de vaidade também nos leva a melhorar quando não estamos satisfeitos com nossa aparência, com nosso trabalho, enfim com nosso estilo de vida.

Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook 

A vaidade começa a ser perigosa quando ela nos coloca como o centro do universo. A vaidade excessiva se torna a obsessão de atrair a admiração das outras pessoas. Uma pessoa vaidosa excessivamente cria uma imagem pessoal falsa com o único objetivo de transmitir aos outros e ser por eles admirada. Para atingir este objetivo tudo se torna válido para o vaidoso: estética, jovialidade, o título, o cargo que ocupa e a aparência da própria pessoa.

A pessoa vaidosa só achará bonito ou valioso o que é espelho, a exemplo de Narciso. Uma pessoa vaidosa será necessariamente gananciosa, por querer obter algo que não possui, para poder causar inveja aos outros. Um ser humano invejoso, por sua vez, se identifica com bastante facilidade com um ser humano vaidoso, pois os dois vícios se complementam, e um é objeto do outro.

O vaidoso quer ser invejado e o invejoso, por ser incompetente, se deleita observando o invejado e esperando que ele cometa alguma falha para a sua alegria. O vaidoso cai nessas armadilhas, pois a vaidade faz com que nada mais tenha valor, somente aquilo que possui relação conosco. Por isso, o vaidoso não percebe quando cai no ridículo e, muitas vezes, acaba sendo uma caricatura humana.

A vaidade pode nos cegar a tal ponto de acharmos que o mundo circula a nossa volta e que tudo está em nossa função. Com a vaidade excessiva o ser humano passa a ser destrutivo e não construtivo. Quando alguém é vaidoso em excesso ele deixa de se perceber como humano e passa a ter uma visão idealizada de si mesmo.

Pior, o vaidoso excessivo observa os outros não para admirá-los, mas para observar se ele é melhor que todos. Se, por acaso, o vaidoso excessivo percebe que alguém está sendo melhor do que ele, sua preocupação passa a ser a destruição deste alguém.

Enfim, a vaidade é a causa de muitos problemas, tanto para o vaidoso como para aqueles que convivem com ele. O segredo da vida é a compreensão da nossa humanidade e sempre nos colocarmos como realmente somos. Aqui está a beleza da vida: sermos verdadeiramente humanos e não grandiosamente falsos.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.