Saiba como a academia pode resolver assimetria muscular

Publicado em 08/05/2016
malhaçaõ simetria
Conhecer todas estratégias e adotar apenas uma já pode ser suficiente 

Nenhum ser humano é perfeitamente simétrico, portanto, sempre existem diferenças entre seu lado esquerdo e direito. Mas, quando falamos de físico e treinamento, não podemos deixar que isso ocorra. Apesar de natural, é perfeitamente possível amenizar as assimetrias a ponto delas ficarem completamente imperceptíveis. Para isso, vamos observar quais as opções de estratégias que você pode utilizar.

Carga
Prática e à prova de erros. Essa técnica consiste em não forçar o membro mais fraco a trabalhar com a carga utilizada pelo membro mais forte. O ideal é exercitar ambos os lados com a carga em que o membro mais fraco suportar sem distrorcer os movimentos. Dessa forma, o mais forte vai permanecer com seu tamanho normal e o mais fraco vai evoluir com mais facilidade. Quando isso acontecer aumente a carga para que aquele que tem mais força também se desenvolva.

Séries
Consiste em realizar uma série a mais com o membro mais fraco. Só é preciso ficar atento para verificar se essa série a mais está sendo o suficiente para estimular em maior proporção o crescimento muscular do membro fraco. É importante atentar para outro fato: quando o treinamento for muito pesado, essa série a mais pode prejudicar o músculo que já está esgotado.

Repetições
Poder ser utilizado como estratégia quando houver lesões; em caso de treinamento para hipertrofia a possibilidade de gerar desequilíbrios ainda maiores é significativa, entretanto.

Exercícios
Modificar os exercícios para equilibrar o trabalho dos membros é bastante válido principalmente se você fizer os exercícios com halteres já que assim a percepção fica muito mais evidente.

Volume total do treino
Se você percebeu que tem um ponto fraco e necessita dar mais atenção àquela musculatura, vale a pena reservar mais tempo para ela. Por exemplo, em vez de realizar dois exercícios para aquele músculo, é valido utilizar 3 ou 4 movimentos para poder tratar o problema de uma maneira mais evidenciada. Claro, reduza o número de movimentos no resto do treino.

Lembre-se de utilizar somente um método por vez para poder manter registro do que está ou não dando certo.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.