'Ocupação Laerte' apresenta mais de 2 mil trabalhos da cartunista

Itaú Cultural reúne até 2 de novembro desenhos de Laerte Coutinho produzidos desde a década de 1970

Publicado em 20/09/2014
Laerte Coutinho em frente ao seu guarda-roupa. Foto: /Itaú Cultural

Uma das maiores artistas e ativistas LGBT do País, Laerte Coutinho ganha uma homenagem e tanto no Instituto Itaú Cultural. De sábado, 20, até 2 de novembro, o espaço exibe mais de 2 mil trabalhos da cartunista na Ocupação Laerte.

Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook

As sátiras, as contestações e a militância arco-íris - algumas das marcas de sua obra - estão nos desenhos produzidos desde a década de 1970. A exposição tem curadoria de Rafael Coutinho.

O Minotauro - monstro da mitologia grega que guarda um labirinto inescapável - é recorrente nos trabalhos de Laerte. O público percorre, na mostra, um espaço em que vários momentos de sua carreira se interligam: desde a participação de Laerte no movimento sindical e na luta pelas Diretas, a publicação de décadas nos maiores jornais do País, a parceria com Angeli, Glauco e Toninho Mendes na Circo Editorial, até a mudança de estilo a partir de 2004 e o ativismo nas questões de gênero.

"Hoje, o Laerte é o maior cartunista brasileiro", reconheceu, "com raiva!", Angeli, em entrevista ao site da Ocupação. Para André Dahmer, autor dos Malvados, "Laerte é tão importante quanto Robert Crumb e Millôr Fernandes".

A mostra está em cartaz de terça a domingo. Mais informações você tem em nossa Agenda.

 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.