O cristão que hoje não combate a homofobia terá vergonha em breve

Publicado em 30/08/2016
cristão homofobia religião lgbt
Por se omitirem, são os cristãos que mais correm o risco de serem vomitados da boca de Deus

Nós vivemos em um país repleto de contradições. Uma delas consiste em vivermos em um sistema corrupto em vários níveis e, ao mesmo tempo, sermos um país cristão.

Ora, a corrupção só acontece quando a obscuridade reina, quando acordos são feitos às escondidas, quando as pessoas agem com segundas intenções para prejudicar outras e levar vantagens. Enfim, a corrupção é algo que surge quando não existe transparência e não se tem interesse pelo bem comum.

O cristão é alguém que essencialmente vive o amor ágape, ou seja, age a favor do bem de todos, pela felicidade de todos. Mas, o amor só se desenvolve na plataforma da verdade, da veracidade, da transparência.

No Evangelho de Mt 10, 26-33, o Cristo fala muito claramente que quem quiser segui-lo não pode ter medo de dizer a verdade, de viver na verdade, de proclamar "sobre os telhados" o que está em segredo.

O cristão é aquele que não tem medo de falar, de denunciar, de dizer o que acontece de errado a sua volta. O cristão que se silencia diante da injustiça e de atos errados, simplesmente não é cristão. E o Cristo na mesma passagem coloca uma razão muito certa para vivermos na verdade: "Não há nada que esteja escondido que não venha a ser revelado, não existe nada oculto que não venha a ser conhecido".

Ele tem razão, pois, com o tempo, a verdade vem à tona e quem não foi pela verdade vai ser considerado culpado, cúmplice ou no mínimo omisso. As próximas gerações irão nos questionar sobre o silêncio que temos hoje diante de muitas coisas erradas.

O cristão, mais do que ninguém, tem o compromisso com a verdade e com o dizer a verdade. Nós podemos ir à missa, mas não podemos esquecer a verdade de que a Igreja Católica está sendo omissa diante dos problemas sérios que temos, como por exemplo, na educação, na saúde ou na reforma agrária, e ainda convida políticos para usarem seus eventos religiosos como palanque.

A verdade virá à tona sobre a mentalidade ingênua e autoritária que as igrejas cristãs estão alimentando em seus fiéis. A verdade virá à tona e vai mostrar que a moral sexual da Igreja Católica cria homofobia ao ter no seu catecismo a imposição de que o homossexual deve viver na castidade.

Enfim, quem ficar omisso, vai se envergonhar no futuro, porque a verdade é filha do tempo. Hoje são os cristãos que mais correm o risco de serem vomitados da boca de Deus: "Conheço as tuas obras: não és nem frio nem quente. Oxalá fosses frio ou quente! Mas, como és morno, nem frio nem quente, vou vomitar-te" (Ap 3,16.).


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.