Gays poderão erguer bandeiras na Rússia durante a Copa, diz Fifa

Lei homofóbica do país, no entanto, pune carinhos, beijos e manifestações de homossexualidade nas ruas

Publicado em 18/03/2018
Gays poderão mostrar bandeiras LGBT do arco-íris na Copa da Rússia
Bandeiras precisarão seguir padrão de tamanho. Esta, provavelmente, seria vetada

A Rússia pune demonstrações de homossexualidade nas ruas, mas ao menos durante a Copa do Mundo as bandeiras arco-íris estão liberadas.

Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook

Quem garante é a Federação Internacional de Futebol (Fifa), segundo o UOL. A entidade máxima do esporte e o Comitê Organizador Local (COL) afirmam que as flâmulas que simbolizam o orgulho LGBT podem ser estendidas nos estádios ou em celebrações públicas.

"Definitivamente não haverá nenhum tipo de banimento para quem usar símbolos com as cores do arco-íris na Rússia. Está claro que qualquer um poderá vir aqui e não ser multado por expressar os seus sentimentos", afirmou, à Folha de S.Paulo, Alexei Sorokin, CEO do COL.

"Membros do público poderão sim levar as bandeiras com a cor do arco-íris, mas logicamente a FIfa e o COL podem rejeitar as que não seguirem o padrão de tamanho. Se as bandeiras forem exibidas junto com algum de tipo de mensagem, avaliaremos caso a caso", informou a Fifa.

Mas se você teve a discutível ideia de comprar pacote de viagem para acompanhar a Copa de perto por lá, saiba que a chamada "lei da propaganda gay" continua vigorando, com exceção da bandeira. A lei pune qualquer manifestação que demonstre homossexualidade em frente a menores de idade na Rússia. Isso significa que não são permitidos carinhos e beijos entre casais de gays e lésbicas nas ruas ou organizar paradas LGBT. Dar pinta? Nem pensar! 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.