Aprenda a corrigir sua postura na musculação

Publicado em 21/02/2016
postura musculação
No afundo, não deixe o joelho passar a linha da ponta do pé

Fazer exercício traz inúmeros ganhos à saúde. Além de ajudar a perder e controlar o peso, também previne doenças, melhora a circulação sanguínea e a memória, acelera o metabolismo, dá mais disposição…

Porém, a atividade física só garante todos esses benefícios se você tiver uma boa postura durante os treinos. Isso porque, além de provocar ou agravar lesões, o encaixe desorganizado dos músculos e do esqueleto consome mais energia do seu corpo, causando cansaço precoce.

Os hábitos posturais errados na hora de malhar inicialmente podem causar apenas dores nas costas. Mas, depois, há o risco de o incômodo irradiar para outras regiões do corpo, tais como ombros, braços e pernas.

Quando você executa movimentos de flexão e torção da coluna, as chances de gerar desvios posturais, lombalgias e cervicalgias, a médio ou longo prazo, aumentam consideravelmente. Esses problemas, entretanto, ainda podem evoluir para problemas tais como degeneração dos discos intervertebrais da coluna, deslizamento de uma vértebra sobre a outra e hérnias de disco.

Mas não é só na musculação, aulas de yoga e nas sessões de exercícios funcionais que manter a postura correta é importante. Durante a corrida, esse cuidado também é fundamental. A lombar atua como transmissor de força para os membros inferiores (pés e pernas) e o tronco, realizando movimentos de rotação, flexão e extensão.

Abaixo alguns dos exercícios nos quais você deve redobrar a atenção com a postura. Confira!

Afundo
O movimento é um dos melhores para trabalhar a musculatura das coxas e glúteos. No entanto, é preciso atenção na execução. Evite inclinar o tronco à frente e também deixar o joelho ultrapassar a linha da ponta do pé.

Não faça força com a perna que está à frente. O ideal é contrair o abdômen, alinhar a coluna e flexionar o joelho da perna da frente até formar um ângulo de 90 graus em relação à coxa, sem deixar que ultrapasse a linha da ponta do pé.

Abdominais
Ao realizar qualquer abdominal, mantenha os joelhos flexionados do início ao fim do exercício e jamais force o pescoço.

Tesoura
Uma excelente opção para trabalhar as laterais da coxa e também o abdômen. Evite deixar as pernas muito próximas ao chão, não estenda demais os joelhos e jamais curve a coluna. A recomendação é deixar as costas bem apoiadas no chão, com as mãos ao lado do corpo, e elevar as pernas com os joelhos levemente flexionados.

Exercícios no banco
Vai deitar no banco para fazer um exercício para peitoral ou mesmo um abdominal? Coloque os pés em cima no banco, sempre ! Assim, você deixa a coluna bem apoiada e evita eventuais dores nas costas, além de facilitar o equilíbrio.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.