5 travestis e transexuais falam qual maior desafio para cidadania

No Dia da Visibilidade Trans, maiores reivindicações são nome social e cirurgia de readequação de sexo

Publicado em 29/01/2015
Dia Nacional Visibilidade Trans
Respeito à identidade de gênero deve vir também do Estado

As conquistas são várias, mas os desafios ainda são muitos e há bastante para ser consquistado pelas pessoas trans. No Dia Nacional da Visibilidade Trans,29 de janeiro, conversamos com seis transexuais e travestis para sabermos qual o maior desafio para os e as transgêneros hoje no Brasil. A luta deve continuar! 

Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook 

Daniela Andrade, membro da Comissão da Diversidade Sexual da OAB - Osasco/SP
"É prioritário no Brasil a aprovação de uma lei de identidade de gênero, a aprovação de políticas públicas nacionais para promoção e inserção de travestis e transexuais no mercado de trabalho, a ampliação das ofertas de vaga no sistema de saúde para as pessoas trans que precisam se submeter à cirurgia de transgenitalização, sabendo aqui que há apenas cinco hospitais públicos em todo o País realizando essas cirurgias, com filas que duram décadas."

Leo Moreira Sá, ator
"São muitos os desafios, mas a prioridade no momento é a aprovação da PL 5002/13, a Lei de identidade de Gênero formulada por Jean Wyllys (PSOL-RJ) e Érika Kokay (PT-DF). Hoje é possível fazer a mudança do prenome mas o processo é extremamente lento, com a necessidade de se apresentar laudos psicológicos e psiquiátricos, além de precisar contar com a sorte do juiz ser uma pessoa esclarecida. É um absurdo que transexuais tenham que passar por humilhações e situações desagradáveis toda vez que precisarem apresentar um documento não condizente com sua expressão de gênero."

Millena Passos, presidente da Articulação Baiana de Travestis e Transexuais
"Falta o governo fazer o seu papel de efetivar políticas públicas para nós. Hoje, é a sociedade civil, as ONGs que cuidam das pessoas trans. O Estado precisa ocupar esse lugar com ações concretas."

Tathiane Araújo, presidente da Rede Trans Brasil
"Faltam políticas públicas que envolvam educação, trabalho, e não só saúde, como é até agora no geral no país. Temos de ser vistas como seres humanos completos e com demandas em diversas áreas."

João W. Nery, professor, escritor e ativista
"Falta termos nossa documentação correta sem depender de cirurgia, de hormônio ou de autorização judicial. Necessitamos da aprovação do projeto lei de identidade de gênero João W. Nery, que está na Câmara dos Deputados. Temos de vencer a bancada retrógrada que lá existe."


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.